Compliance: pressuposto da parceria com nossos clientes, por Thiago Taborda Simões
Por Thiago Taborda Simões. Artigo publicado no portal da Análise Editorial.
Em 2019 o TSA Advogados iniciou a estruturação de sua área de responsabilidade social. Até então, atuávamos em projetos pontuais e apoiando entidades com os quais nossos sócios e colaboradores tinham contato e afinidade. Com a criação formal da área dentro do escritório passamos a contar com uma advogada coordenadora que supervisiona os projetos com os quais colaboramos e analisa e atende casos pro bono.
Nesse processo, apresentamos formalmente as nossas ações a clientes e parceiros. O que aconteceu em seguida é algo que não havíamos vislumbrado. Para além da nossa parceria já estabelecida, criamos com nossos clientes um novo vínculo. Hoje, somos convidados a participar de suas iniciativas na área de responsabilidade social. A troca é muito benéfica porque amplifica as ações dos dois lados. E esse processo nos fez entender que caminhamos para um estágio em que a nossa atuação conjunta nessa área não será mais apenas um convite, mas um pressuposto da nossa parceria com nossos clientes.
Essa dinâmica na relação entre clientes e fornecedores, que é mais recente no mundo da advocacia do que em outros setores, se replica em vários contextos. E deve ser uma preocupação crescente nas estratégias de escritórios. Estamos chegando no momento em que, quando não existir o alinhamento de valores dentro do relacionamento com nossos clientes, esse vínculo vai se romper. O alinhamento de valores passa a ser um imperativo.
Por isso as questões relacionadas a responsabilidade social – que no passado eram apenas boas práticas – passam a ser fundamentais. Estamos agora observando a onda ESG (Environmental, social e corporate governance) com fundos realocando seus investimentos e investidores preterindo empresas que não se alinham com os seus valores socioambientais.
O mesmo movimento começa agora a ficar evidente em relação ao compliance, impulsionado pela Lei Anticorrupção e os desdobramentos da Operação Lava Jato, entre outros fatores. Para acompanhar esse movimento, o TSA Advogados renovou, no final de 2020, a sua certificação ISO 37001, relativa a sistemas de gestão antissuborno. A certificação foi originalmente obtida em 2019, e o processo de renovação indica a implementação adequada de todos os dispositivos previstos na norma, confirmada por um rigoroso processo de auditoria.
A decisão de adequar o escritório à norma não partiu de uma iniciativa de “boas práticas”, mas da percepção de que, assim como ocorreu com a área de responsabilidade social, esse tipo de medida passa a ser um pressuposto da parceria com nossos clientes. Não se trata de oferecer mais, mas de reconhecer que, daqui para frente, essa é uma parte essencial do serviço que prestamos.
Estamos entrando em uma era em que não basta estar ao lado de seu cliente e prestar um serviço de excelência. É preciso ser o tipo de empresa com a qual clientes, acionistas e consumidores queiram se relacionar, e reconheçam como uma organização que se orienta por valores em linha com os deles. Para isso, é preciso tomar medidas concretas e reconhecidas pelo mercado.
Artigo publicado no portal da Análise Editorial.